Ufa, o negócio está ficando bom

>> quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quase que as zebras deram um passeio no estádio por onde jogaram Brasil e Itália, mas acabaram barradas na porta. As duas grandes seleções do futebol mundial sofreram para sair de campo com os três pontos, mas na base da raça conquistaram o objetivo inicial. O time brasileiro suou para vencer o Egito por 4 a 3 em bloenfonteim, o que parecia tranqüilo se tornou turbulento. A Itália, atual campeã mundial, também não teve vida fácil contra os americanos, mas conseguiu anotar três pontos na classificação e derrotou seu adversário por 3 a 1.




Nesta última partida, o Missão África teve presente no Loftus Stadium ,que fica em Pretória, e comprovou uma bela organização dentro e fora do estádio. Infelizmente no Brasil já é de costume em alguns jogos a desorganização, como: Cambistas, ambulantes vendendo de tudo, trânsito confuso, entre outros problemas. Mas para muitos a Copa das Confederações está mostrando a capacidade dos africanos de organizar um evento de porte mundial. Claro que há aspectos que tem de ser melhorados e aperfeiçoados para a Copa do Mundo, no ano que vem.



Chegando ao estádio é possível perceber tudo diferente em relação ao que ocorre em terras canarinhas. Policiamento reforçado com viaturas rodando nas ruas o tempo todo, existem áreas em que o torcedor só tem acesso depois de mostrar o ingresso, quem não tiver, não passa para acompanhar as movimentações do pré-jogo. Isso facilita bastante o acesso às dependências do Loftus. Ambulantes vendendo comes e bebes não estavam presentes, só é possível adquirir algo quando se entra no estádio, lá é possível comprar camisas das seleções com o logo da competição, participar de brincadeiras interativas, pintar o rosto e concorrer a um carro.


Já dentro do estádio é perceptivo ver que o evento é muito mais do que um jogo de futebol e sim uma festa, onde não há superiores e inferiores, todos se tornam um só. Pessoas caracterizadas com as vestimentas mais loucas já vistas, fantasias criativas, as tradicionais Vuvuzelas(cornetas africanas) que devem te incomodar quando você assiste o jogo pela televisão....imagine ao vivo. As coreografias de danças tradicionais feitas pelos torcedores se tornam um detalhe especial. É impossível não se contagiar e ficar alegre com a festa de um povo que passou por anos e anos de opressão está nos proporcionando. Isso é só começo, aguarde que vem mais por ae.

0 comentários:

Último Segundo

Seguidores

G1 - Portal de Notícias

  © Blogger templates Shiny by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP